Yoga para Crianças

1268517824KCxT1i

5 principios para viver em harmonia com os outros:

  1. Não causar dor/ dano – ser amável, carinhoso e respeitador para com as outras pessoas, animais, plantas e com o ambiente.
  2. Verdade benevolente – ser verdadeiro. Usar as palavras/ informação para o benefício de todos. Ser/ dar testemunho daquilo que está correto.
  3. Não roubar – não tirar coisas que não te pertencem, mesmo em pensamentos.
  4. Amor Universal – procurar a unidade da consciência cósmica em todas as coisas.
  5. Moderação – ficar apenas com o necessário para que haja suficiente para todos.

 

5 principios para viver em harmonia comigo próprio:

  1. Pureza – manter o corpo limpo e a mente serena.
  2. Contentamento – responder com paciência e com temperamento equilibrado.
  3. Serviço – ajudar os outros, mesmo quando não é conveniente.
  4. Estudo adequado – estudar para integrar sabedoria.
  5. Abrigo cósmico – meditar para realizar que todos estamos ligados. Ouvir a voz do Amigo Interno.

 

–       por volta dos 6/ 7 anos tem lugar um fenómeno significativo a nível do desenvolvimento mental: a formação do Ego, inicio da estruturação da personalidade individual. Procura de orientação a nível comportamental, terreno fértil para a integração de valores; as crianças procuram o exemplo nos pais, professores;

–       as histórias de heróis que, orientando-se por determinados valores, conseguem ultrapassar obstáculos de todo o tipo e conquistar o reconhecimento de quem os rodeia e da Consciência Cósmica/ do Universo

–       ao envolver as crianças na história abre-se “a porta” para a integração de valores, em que a correspondência com situações da vida quotidiana pode ser oportunamente trabalhada de forma orientada ou espontânea.

–       o desenvolvimento de jogos cooperativos é também um meio eficaz para trabalhar certos princípios éticos e observar o nível de integração destes mesmos princípios, ainda que em boa parte dos jogos não seja esse o objectivo principal, mas sim um momento de diversão;

–        o monitor  envolve-se autenticamente com as histórias, com o seu significado, trabalhando sobre o seu conteúdo e descobrindo formas de as “enriquecer” ,através deposições físicas , exercícios respiratórios ,relaxamento e concentração.

–       o monitor deve fazer um esforço sincero para se estabelecer na prática dos 10 princípios acima mencionados, pois será essa a base para poder “exigir” tal esforço aos praticantes com quem trabalha.